Questões sobre ladeira escorregadia

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_f9db8a8f8743c7175b9a3cf6840dce02, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Qual das seguintes características é essencial para que um argumento seja considerado uma falácia da ladeira escorregadia?
O argumento identifica corretamente uma cadeia lógica de eventos, cada um decorrendo necessariamente do anterior com base em evidências.
O argumento sugere que uma ação levará inevitavelmente a uma série de eventos em cadeia, sem evidências suficientes para suportar tal sequência.
O argumento afirma que uma ação tem consequências diretas e imediatas, as quais são facilmente observáveis e comprovadas.
O argumento foca em consequências futuras, oferecendo dados concretos e plausíveis para cada passo da sequência apresentada.
Por que a frase "se legalizarmos a eutanásia agora, ele acabará levando a eutanásia forçada de idosos no futuro" é considerada uma falácia ladeira escorregadia?
Porque presume uma sequência inevitável de eventos ruins sem evidência para sustentar essa previsão.
Porque aponta para um problema ético significativo que deve ser controlado imediatamente.
Porque é baseada em dados históricos que mostram um aumento em práticas antiéticas após concessões iniciais.
Porque enfatiza o potencial de abuso no sistema de saúde se a eutanásia for permitida.

Se permitirmos o aborto em casos de anencefalia, estaremos abrindo um precedente perigoso: o de aceitar o aborto para alcançar algum benefício específico, como evitar o sofrimento dos pais. Isso pode levar, em seguida, à permissão do aborto em fetos com deficiências graves, depois em casos de doenças genéticas, e, eventualmente, ao aborto em qualquer situação onde a gravidez seja considerada indesejável. Ao abrir mão da proteção absoluta da vida, corremos o risco de desvalorizar completamente a vida intrauterina.

No argumento apresentado, quais são os elementos da ladeira escorregadia?
O ponto de partida é o sofrimento dos pais; o precedente é a permissão do aborto em fetos com deficiências graves; o resultado catastrófico é a proteção absoluta da vida.
O ponto de partida é a proteção absoluta da vida; o precedente é evitar o sofrimento dos pais; o resultado catastrófico é a permissão do aborto em casos de anencefalia.
O ponto de partida é o aborto em qualquer situação indesejável; o precedente é a permissão do aborto em casos de doenças genéticas; o resultado catastrófico é a aceitação do aborto para evitar sofrimento.
O ponto de partida é a permissão do aborto em casos de anencefalia; o precedente é aceitar o aborto para evitar sofrimento; o resultado catastrófico é a desvalorização completa da vida intrauterina.
Por que a falácia da ladeira escorregadia tem esse nome?
Porque implica que o primeiro evento é tão perigoso que leva a uma queda imediata e irreversível.
Porque compara a dificuldade de argumentar contra a falácia com tentar caminhar em uma superfície escorregadia.
Porque indica que o argumento é difícil de entender, como subir uma ladeira escorregadia.
Porque sugere que, dado o primeiro passo, é difícil parar, como se alguém estivesse descendo uma ladeira escorregadia.

Um exemplo do uso do argumento do declive escorregadio é atribuído ao Bispo Sullivan e diz respeito à eutanásia voluntária. Ele defendia que, se a eutanásia fosse legalizada, “haveria boas razões para acreditar que, em uma data posterior, o projeto de eutanásia compulsória seria legalizado”, pela “diminuição do respeito à vida”, e que “pessoas inocentes poderiam ser mortas”, como, por exemplo, “pacientes com câncer incurável e os idosos”.

De acordo com o Bispo Sullivan, quais são as possíveis consequências da diminuição do respeito à vida decorrente da legalização da eutanásia voluntária?
A proliferação de debates políticos sobre a moralidade da eutanásia e mudanças nas leis de saúde pública.
Morte de pacientes com câncer incurável e idosos, e possível legalização da eutanásia compulsória.
Aumento da discriminação contra pacientes em estado terminal e enfraquecimento do sistema de justiça.
Maior aceitação de práticas médicas alternativas e desafios ao sistema de seguridade social.